Pular para o conteúdo

O que é ?

Sculptra é um tratamento moderno para rejuvenescimento e combate à flacidez, tanto do rosto quanto do corpo. São injeções de ácido poli-L-láctico que estimulam a produção das fibras de colágeno em até 66% em três meses, com durabilidade dos resultados de até dois anos. São necessárias até 3 aplicações por região.


O que é?

É um exame que avalia a composição corporal e utiliza a mais avançada tecnologia de bioimpedância, capaz de aliar precisão, simplicidade e rapidez, fornecendo uma informação completa sobre a nossa condição atual e uma orientação sobre a composição corporal ideal.

Esse exame fornece a composição detalhada de membros e tronco, na qual estima a massa magra, gordura corporal, água corporal, IMC, gordura visceral e dentre outros dados.

Como funciona?

Por meio da passagem de corrente elétrica. É um sistema tetrapolar de 8 eletrodos e multifrequencial segmentar realizado em consultório.

Protocolo para Bioimpedância

A avaliação por bioimpedância elétrica requer protocolo padronizado que deve ser aplicado previamente a realização do exame.

– Faça jejum de alimentos e bebidas nas 4 horas que antecedem o horário do exame.
– Não consuma bebidas alcoólicas um dia antes do exame.
– Evite o consumo excessivo de alimentos ricos em cafeína (chocolates, chás escuros e café) nos dois dias que antecedem o exame.

No dia anterior ao exame

– Não realize atividade física intensa e não tome sauna.
– Não estar em período menstrual (mulheres).
– Não estar febril no dia do teste.
– Esvaziar a bexiga até 30 minutos antes da realização do exame.

Na hora do exame

Objetos metálicos devem ser removidos (anéis, cordões, pulseiras, relógios metálicos, etc).

Quem não pode fazer o exame

Pessoas com marca-passo, ou outro aparelho eletrônico interno ao corpo que dê suporte a vida.
Mulheres grávidas ou com suspeita de gravidez.
Pessoas com placas metálicas no braço direito e perna esquerda, ou vice-versa (braço esquerdo e perna direita), pois pode resultar em uma leitura errada de bioimpedância, subestimando a gordura e superestimando a massa magra.

A bioplastia de glúteo é um procedimento estético que utiliza injetáveis para dar volume e melhorar a forma do bumbum.
Os injetáveis utilizados na bioplastia de glúteo podem ser bioestimuladores ou preenchedores.
Os bioestimuladores são injetáveis que estimulam a produção de colágeno e outras proteínas na pele, ajudando a melhorar a firmeza e elasticidade da pele.
Os preenchedores são injetáveis que dão volume e melhoram a forma do bumbum.

A bioplastia de glúteo é um procedimento relativamente simples e pode ser realizado em uma consulta . No entanto, é importante escolher um profissional qualificado e experiente para realizar o procedimento, para garantir resultados seguros e satisfatórios.

Falando especificamente do PMMA, ele é o único implante permanente liberado pela ANVISA. No final de 2021 a FDA (agência federal do departamento de saúde dos EUA) também publicou os resultados de uma série de estudos que comprovam que a substância é segura para preenchimentos.
O que acontece é que, por muito tempo, o termo PMMA foi usado erroneamente para se referir a produtos que são ilegais e nocivos ao corpo. Por isso, o primeiro questionamento que deve ser feito quando vemos um caso de complicação é se o produto aplicado foi mesmo o
Polimetilmetacrilato.
O PMMA é uma substância plástica na forma de microesferas com excelente biocompatibilidade com o organismo, ou seja, que não provoca reação alérgica ou rejeição ao produto.

O que é?

Procedimento simples no qual um pequeno fragmento da pele ou da mucosa é retirado para análise patológica. É comum confundir o termo biópsia com o exame patológico propriamente dito. As biópsias cutâneas podem ser feitas com um “punch”, por “shaving”, por curetagem ou por excisão com bisturi. Todas as técnicas são precedidas por anestesia local, sem risco para o paciente. O anestésico é injetado após assepsia e causa ardência por um período não superior a 30 segundos, além disso, o procedimento não traz qualquer desconforto ao paciente.

Punch: um cilindro de superfície cortante que, ao ser girado rotatoriamente, se aprofunda na pele e permite a remoção de um cone que pode alcançar até a gordura subcutânea. A ferida resultante é pequena e costuma ser suturada. Vários diâmetros são disponibilizados, cada um adequado para diferentes propósitos.

Shaving: é feito com uma navalha que não se aprofunda em demasia, removendo um fragmento mais superficial da pele, mas que pode ser mais extenso do que os removidos por “punch”. Esta maior extensão pode facilitar o estudo patológico das inflamações ou dos tumores de localização superficial.  Não há necessidade de sutura e costuma cicatrizar mais rapidamente, mas não se presta para o estudo de processos inflamatórios mais profundos ou para a avaliação de margens de ressecção cirúrgica nos casos de neoplasias.

Curetagem: raspagem realizada por meio de uma cureta que retira vários e pequenos fragmentos de pele. Cicatriza muito rapidamente, sem necessidade de sutura. Não permite, entretanto, a remoção de partes mais profundas da pele. Nos casos de tumores pequenos, superficiais e em áreas de baixo risco, pode ser curativa, principalmente quando associada à cauterização elétrica ou química subsequente.

Excisão com bisturi: remove fragmentos que podem ter grande extensão e profundidade. Há excisões em forma de fuso de pele fechadas por sutura simples aproximando-se as bordas e outras, de formas circulares ou ovais, reparadas por rotação de retalhos cutâneos que permitem a retirada de grandes áreas com bom resultado estético. Alguns pontos são necessários para o fechamento da ferida e só devem ser removidos depois de cinco a 20 dias, dependendo da extensão e da localização. É utilizada para remoção de tumores, de bolhas, de paniculites ou de outros processos inflamatórios profundos ou em áreas onde a excisão com bisturi gera melhores cicatrizes.

O cuidado pós-operatório indicado pelo dermatologista é muito importante para se evitar infecções que podem atrasar a cicatrização ou deixar defeitos inestéticos.

Indicação

A biópsia, em casos dermatológicos, é realizada a fim de diagnosticar doenças de pele císticas, tumorais, inflamatórias, do desenvolvimento ou de depósito. Nas biópsias excisionais, o objetivo é a resolução do processo por meio da avaliação da suficiência das margens de ressecção cirúrgica.

A Cirurgia Dermatológica é a área da Dermatologia especializada em procedimentos diagnósticos, cirúrgicos, estéticos e oncológicos realizados na pele ou no tecido celular subcutâneo, que têm por objetivo prevenir, restaurar e manter a saúde de sua pele, cabelo ou unhas.

O que á a Lobuloplastia?

Você já deve ter visto em algum momento pessoas com o furo da orelha aumentado ou até rasgado. Em alguns casos alargadores, assim como brincos grandes e pesados podem romper ou rasgar o lóbulo. Também pode acontecer devido a traumas acidentais como em um puxão de orelha ou batida inadvertida.
O lóbulo é uma região muito sensível da orelha. A pele é mais macia e por não possuir cartilagem como o restante da orelha fica mais suscetível a ao peso de brincos e aumento do furo por alargadores.
Esteticamente a pessoa com a orelha rasgada ou com um alargamento do furo muito grande não fica bonito e muitas vezes a autoestima acaba sendo um fator determinante na decisão de um procedimento cirúrgico como a lobuloplastia.
A lobuloplastia é um procedimento que não possui restrição de idade e tem como objetivo corrigir e reconstruir o lóbulo da orelha reconstruindo a estética da orelha e devolvendo a autoestima da pessoa.

Por que fazer a Lobuloplastia?

O principal motivo que leva as pessoas a buscarem a lobuloplastia é a estética. Mas existe também a necessidade de evitar maior problemas decorrentes de lesões como inflamações por exemplo.
Algumas pessoas que utilizaram alargadores por muito tempo podem decidir pela labioplastia para reconstruir o lóbulo após uma mudança de estilo estético.
Pessoas mais velhas também podem recorrer a lobuloplastia. Com a idade e o uso contínuo de brincos pode aumentar o alargamento dos furos. Então muitas idosas recorrem ao procedimento para restaurar a estética da orelha.
A orelha também pode ser rasgada como decorrência de um acidente no momento de retirar o brinco então o procedimento pode ser emergencial para evitar maiores complicações além de reconstruir o lóbulo.

Como é o procedimento cirúrgico na Lobuloplastia?

São feitas incisões nas áreas rasgadas ou nos furos alargados e em seguida essas incisões são suturadas. O tamanho das incisões variam dependendo da necessidade de retirada de excesso de pele e do contorno estético esperado.
A anestesia é local e não há necessidade de sedação.
Os curativos em geral são feitos com a utilização de micropore ou micropore mais gases para evitar possíveis sangramento no processo de recuperação.
O paciente pode ser orientado pelo cirurgião responsável a tomar analgésicos e anti inflamatório para evitar dores e inflamações na região do procedimento.
De modo geral o procedimento leva em média de 30 minutos a 1 hora. Após poucas horas já é possível retornar às atividades de rotina e trabalho, seguindo sempre as recomendações do cirurgião plástico responsável em relação aos curativos.
Os pontos geralmente pode ser retirados entre 10 e 14 dias após o procedimento. É importante chamar a atenção para a necessidade de retirada dos pontos assim como os novos furos para colocação dos brincos devem seguir a orientação do cirurgião responsável.

Como é a recuperação no pós-operatório de Lobuloplastia?

– Como comentado acima é possível retornar as atividades e trabalho após poucas horas do procedimento
– Utilizar curativos por pelo menos 2 dias após o procedimento
– Os novos furos normalmente são realizados após um mês do procedimento
– Os novos furos devem ser feitos após a retirada dos pontos e dentro do prazo recomendado pelo médico responsável
– Evite exposição ao sol para não prejudicar a cicatrização
– Evite atividades físicas, principalmente esporte de contato, para não correr o risco de romper os pontos ou causar uma lesão na região durante o processo de cicatrização
– Caso tenha dor e sangramentos constantes procure o médico responsável
– Os novos furos devem ser feitos em outra região do lóbulo. 
– Os resultados são melhor vistos após 30 dias do procedimento.

O que é?

Eletrocauterização, ou simplesmente cauterização, é um procedimento cirúrgico destrutivo. Para que seja realizado, é necessário primeiro limpar o local da excisão; em seguida, aplica-se uma injeção local de anestésico com ou sem vasoconstritor (para controlar possíveis sangramentos).

A lesão é carbonizada por eletricidade e calor, sendo que o material pode ser coletado e enviado para análise patológica ou não. A recuperação é rápida. Normalmente o paciente retoma as suas atividades no mesmo dia, e o ferimento cicatriza em até quinze dias. É recomendado não expor a área ao sol por dois meses.

Indicação

Utilizada para retirar alguns tipos de tumores benignos e alguns tipos de cânceres da pele. Também pode ser realizada para retirar também lesões benignas da pele, como hiperplasias sebáceas e ceratoses seborreicas.

O que é?

Escleroterapia é uma técnica não cirúrgica usada para tratar varizes. O procedimento consiste na aplicação ou injeção de uma substância esclerosante que provoca a formação de uma cicatriz na veia varicosa, obstruindo a circulação sanguínea no local.

Os fios de sustentação de PDO i-Thread são uma das alternativas para tratamento estéticos faciais. Feitos à base de PDO (polidioxanona), eles podem ser aplicados no rosto e o procedimento dura entre 40 e 60 minutos e pode ser feito no próprio consultório médico. A anestesia é local e tranquila.

O que é?

O fio é uma técnica usada para a flacidez. Eles são uma segurança para o paciente para que o fio não fique dançando dentro da pele. “Primeiro, faz uma análise do local, depois faz-se a marcação do plano de trabalho, assepsia e anestesia local. Traçando as marcações com lápis, como se fosse um mapinha e planejando onde serão as passagens dos fios e seus trajetos. Após uma limpeza de pele, em cada linha desenhada se faz uma quantidade de anestesia necessária. Em seguida, coloca as anestesias locais do rosto do paciente com uma agulha bem fininha. O fio é colocado logo abaixo da pele, depois puxamos até levantar o quanto o fio consegue ser repuxado e o resultado é muito natural e ainda estimula a produção de colágeno”.

Quem deve fazer

“Não apenas as mulheres, mas os homens também podem. Quando sente que começou a perda do contorno da face e, quando já precisam de um efeito lifting, quando possuem muitas ruguinhas que a toxina ainda deixa a desejar. Enfim a todas as pessoas que querem dar um ‘up’ na face, às que já necessitam de um efeito lifting para melhora do contorno e para quem precisa subir a ponta ou elevar o dorso do nariz.”, diz

Resultado e Duração

“O resultado é muito natural, dura de oito a 12 meses. Depois do procedimento, é preciso evitar banhos quentes, abrir mão de exercícios físicos rigorosos durante sete dias, não dormir de lado ou de bruços por 14 dias e evitar a exposição solar excessiva por uma semana. Na verdade, o paciente pode se queixar de uma pequena “aflição”, porque sente que o médico caminha com uma agulhinha dentro da pele. A anestesia é local e tranquila.”

Harmonização corporal, têm por objetivo corrigir e promover a melhora estética a homens e mulheres.

São alguns dos procedimentos realizados:

– Bioestimuladores
– Aplicação de Enzimas – Intradermoterapia
– Aplicação de Enzimas – Intramuscular
– Carboxiterapia para celulite, estrias e gordura localizada
– Implantes hormonais bioidênticos.

Deixar o rosto mais harmônico com um balanceamento correto dos traços da face. Com o procedimento o rosto fica com simetria e rejuvenescido.

Os pontos positivos são valorizados e as imperfeições são corrigidas. Antes isso só era possível com cirurgias e procedimentos agressivo.

Os tipos de preenchimento facial e a duração dos seus efeitos

As técnicas de preenchimento facial oferecem resultados naturais, combatendo o envelhecimento por meio de tratamento pouco invasivos. Contudo, a maior parte delas tem efeitos temporários, sendo necessário repeti-las depois de algum tempo.

Conheça os diversos tipos de preenchimento facial, suas indicações e a duração média dos resultados oferecidos por eles:

Preenchimento facial: Feito por meio da injeção de ácido hialurônico, este é o mais tradicional entre os preenchimentos. Ele pode ser utilizado para dar mais volume a regiões como maçãs do rosto, queixo, mandíbula e lábios e para nivelar olheiras e sulcos como o bigode chinês. Além disso, o ácido hialurônico atrai moléculas de água, contribuindo para a hidratação da pele. Como essa substância ocorre naturalmente no organismo, ela é reabsorvida em cerca de 10 a 12 meses, de modo que é necessário repetir o procedimento para manter seus efeitos.

MD Codes: Essa técnica também está entre os tipos de preenchimento que utilizam o ácido hialurônico, mas ela pode ser considerada uma versão mais avançada do preenchimento facial, pois a substância é injetada em locais específicos para corrigir a flacidez. Para isso, é feito um mapeamento do rosto do paciente, de modo a identificar os pontos que perderam sua sustentação. Assim, obtém-se um efeito de lifting não cirúrgico que dura de 12 a 18 meses.

Fios de Sutura Silhouette: Também conhecida como fios de sustentação e lifting com fios, esta técnica consiste na aplicação de fios fabricados de ácido polilático que contém pequenos cones ao longo de seu comprimento com o objetivo de tratar a flacidez facial. Enquanto o ácido polilático estimula a produção de colágeno, os cones fixam a pele ao tecido subcutâneo, promovendo o efeito de tração de lifting. Os fios são absorvíveis pelo organismo em cerca de 18 meses, mas o colágeno produzido permanece.

Lifting com fios de PDO: Outra opção entre os tipos de preenchimento que combatem a flacidez facial, este procedimento estético consiste na inserção de fios feitos de polidioxanona (PDO) para promover um efeito de lifting e estimular a produção de colágeno. Os fios são absorvidos pelo organismo em torno de 6 a 8 meses depois da sessão, mas a fibrose que surge ao redor deles faz com que os resultados durem cerca de 12 meses. Depois disso, é necessário repetir o procedimento.

Radiesse: este tratamento consiste na aplicação de um gel com microesferas de hidroxiapatita de cálcio, uma substância que ocorre naturalmente no organismo, com o objetivo de repor o volume facial perdido e corrigir sulcos profundos.
Esse gel tem função bioestimuladora do colágeno e uma única sessão pode oferecer resultados que permanecem de 18 a 24 meses.

Ellansé: Um dos tipos de preenchimento mais modernos, o Ellansé consiste na aplicação de um gel com microesferas feitas com um polímero bioabsorvível com o objetivo de nivelar rugas e sulcos e de estimular a produção de colágeno.
O Ellansé está disponível em quatro versões com duração de 1, 2, 3 ou 4 anos. Assim, um paciente que vai fazer o procedimento pela primeira vez pode optar pela menor duração, enquanto aqueles que já conhecem podem preferir a versão mais duradoura.
A escolha pelo melhor tipo de preenchimento depende da queixa apresentada pelo paciente, das condições da sua pele e dos resultados esperados por ele. Por isso, é fundamental ter a orientação de um cirurgião plástico.

O que é?

Quando se trata de harmonização facial, as possibilidades de tratamento são muito diversas. Entre elas está um tratamento moderno e eficaz para o envelhecimento da testa e lateral (têmporas) chamado Hidrolifting.

Essa nova técnica utiliza um bioestimulador hiperdiluído que preenche rugas em uma região que costuma ser bastante problemática para procedimentos: a testa e têmporas.
Com grande eficácia na suavização das rugas na testa e fortalecimento dos tecidos e têmporas.
O tratamento também pode ser aplicado no rosto inteiro e na região do pescoço de cada cliente.

O envelhecimento começa de cima para baixo, por isso é tão importante tratar esse tecido superior da face. Até seu botox e abertura do olhar vai ganhar os benefícios do hidrolifiting.

O que são?

Os implantes hormonais são dispositivos que contém moléculas de hormônios em seu interior. São inseridos no consultório de forma rápida e indolor (com anestesia local) geralmente na região subcutânea (embaixo da pele) do glúteo, com liberação lenta e progressiva, tendo uma eficácia média de seis meses, totalmente absorvido pelo organismo, não sendo necessária a sua retirada.

Estes hormônios ficaram popularmente conhecidos como chip da beleza, pois apresentam efeitos “colaterais” estéticos como aumento de energia e de força muscular, redução da celulite, definição corporal devido a diminuição da gordura corporal e, consequentemente, melhora do ganho de massa magra, melhorando a disposição e a as queixas sexuais (libido) e ainda uma melhora da qualidade de vida e do humor.

Existem várias concentrações e tipos de hormônios que devem ser dosados e individualizados de acordo com a necessidade de cada paciente através de exames específicos e utilizados, principalmente, em mulheres que já tem um perfil de hábitos de vida saudável com prática de atividade física e alimentação. Como nenhum método é milagroso, podem existir efeitos colaterais como aumento dos pelos corpóreos, acne, oleosidade da pele e queda capilar, geralmente nos primeiros meses, e que são controlados com tratamentos dermatológicos associados.

O perfil de mulheres que se beneficiam com os implantes hormonais (principalmente a gestrinona) e possuem bons resultados são:

– Aquelas que usam a pílula contraceptiva (diminui a testosterona livre no organismo da mulher) e queixam de alterações na libido
– Com dificuldade no emagrecimento e ganho de massa muscular, mesmo com prática regular de atividade física
– Com idade entre 35-40 anos que enfrentam os sintomas de metabolismo lento, flacidez e acúmulo de gordura
– Que estão na menopausa com queixas de indisposição, cansaço, diminuição da massa óssea ou osteoporose, ressecamento vaginal e diminuição da libido.

Tipos

OXANDROLONA

Com o processo de envelhecimento, é natural que ocorra perda muscular gradual. Esse processo é chamado de sarcopenia, termo que se refere ao fenômeno de redução tanto da massa quanto da função muscular em decorrência do envelhecimento.

A oxandrolona é um esteróide hormonal, derivado da testosterona. Ela tem propriedades mais anabolizantes que androgênicas, inclusive com menos efeitos colaterais que a gestrinona (efeitos como aumento da oleosidade da pele, queda de cabelo, acne, aumento do clitóris), que nos permite utilizar os implantes de Oxandrolona para ganho de massa muscular.

No idoso a falta da massa muscular, além de interferir na realização de atividades simples do dia a dia, aumenta o risco de quedas, o que faz com que ele se torne cada vez mais dependente do auxílio de outras pessoas. Ou seja, interfere diretamente em sua autonomia e na autoestima.

GESTRINONA 

A gestrinona é um 19-nor-esteróide, anti-estrogênio e antiprogesterona usado por via oral no tratamento da endometriose e da miomatose. O composto tem efeito anabolizante e hemostático, sendo por isso também utilizado no tratamento da anemia. Outras patologias estrogênio-dependentes respondem bem à gestrinona, especialmente as mastopatias.

Sob a forma de implantes a gestrinona, assim como outros implantes hormonais, oferece a vantagem de não sofrer efeito de primeira passagem e ser liberada lentamente ao longo de um ano, inibindo a ovulação e a menstruação.

A gestrinona, além das indicações tradicionais como a endometriose e a miomatose, é indicada também para o tratamento da TPM, da adenomiose, da hipertrofia uterina, da baixa da libido, da perda de massa muscular e da massa óssea, revertendo, quando associada a estrogênio, a osteopenia ao fim de alguns meses. Os efeitos colaterais da gestrinona são observados mais nas mulheres jovens e refletem a sua ação androgênica.

A gestrinona, também associada ao estrogênio, pode ser utilizada em pacientes cuja reposição hormonal na menopausa com estradiol e testosterona está produzindo repetidamente espessamento de endométrio.

TESTOSTERONA

Nas mulheres a associação do estradiol com testosterona se faz habitualmente com base nos níveis sanguíneos de testosterona total. O número de implantes de testosterona varia, sempre que possível, em proporção com os implantes de estradiol.

Nos homens a reposição hormonal em homens com níveis baixos de testosterona também deve ser feita com base nos níveis sanguíneos da testosterona total. A testosterona livre deve igualmente ser dosada porque a principal alteração que se obtém após a aplicação dos implantes é na fração livre.

ESTRADIOL

A reposição hormonal com implantes de estradiol deve ser iniciada com base nos níveis sanguíneos do hormônio, obtidos na fase proliferativa do ciclo menstrual, de preferência entre o 10º e 12º dia.

Nas pacientes que encontram-se na menopausa, a dosagem deve ser feita alguns dias depois de suspenso qualquer outro tipo de reposição hormonal que esteja em uso. Nas pacientes com sintomas cujo nível de estradiol esteja acima de 80 pg/mL, não mais de quatro implantes devem ser inseridos.

A duração do efeito dos implantes em não-fumantes é cerca de um ano. Cada implante contendo 50 mg libera cerca de 4-5 mcg de estradiol por dia.

NESTORONE

Conhecida nos Estados Unidos como nestorone e cuja sigla é ST-1435, um único implante contendo 50 mg inibe a ovulação por seis meses. A menstruação e a TPM também são inibidas. O nestorone é um 19-nor esteróide que bloqueia, tanto o pico estrogênico quanto o pico androgênico, reduzindo assim os níveis elevados dos hormônios na fase ovulatória. Esse efeito torna o seu uso em portadoras de patologias estrogênio-dependentes ou androgênio-dependentes interessante, porque sem causar efeitos climatéricos nas usuárias, como ocorre com os análogos (agonistas e antagonistas do LHRH), provoca regressão de endometriomas e miomas.

Durante os primeiros três meses de uso, 50% das pacientes sangram irregularmente. No segundo trimestre, o sangramento diminui para 30% . Nas pacientes hirsutas, particularmente as portadoras de ovários policísticos, o bloqueio androgênico resulta em melhora da sintomatologia mais rapidamente do que com o uso de anticoncepcionais orais. Igualmente nas pacientes que têm TPM e não querem sofrer efeitos colaterais, o nestorone (um implante) associado à testosterona (dois implantes) é mais indicado do que a gestrinona.

Em um estudo realizado no Brasil, em pacientes de endometriose e portadoras de dismenorréia, a intensidade da dor foi reduzida desde o primeiro mês de tratamento. Ao final do primeiro trimestre, nenhuma paciente referia dor forte ou incapacitante cuja incidência foi reduzida de 86% para zero.

ACETATO DE NOMEGESTOL

Outro progestínico que pode ser utilizado na reposição hormonal é o acetato de nomegestrol. Em associação com o 17 β estradiol, serve ao propósito de proteger o endométrio com menos efeitos colaterais que o levonorgestrel, exigindo um número menor de implantes.

O Nomegestrol é largamente utilizado na Europa e no Brasil com o nome comercial de Lutenil. Os principais padrões de sangramento deste implante hormonal, quando usado como anticoncepcional sob a forma de implante único contendo 55 mg de acetato de nomegestrol, são diferentes dos outros implantes porque metade das pacientes (40-66%) menstrua regularmente e a amenorréia é rara (2-5%). Em um estudo realizado em 1.803 mulheres em idade reprodutiva em nove países a ocorrência de gravidez ao fim de um ano foi de menos de 1%.

O que é?

A Lipoenzimática consiste na aplicação de enzimas para eliminar a gordura localizada. O procedimento ainda recebe o nome de Mesoterapia, caso seja injetada de maneira intradérmica. A substância é aplicada por meio de injeções com agulhas muito finas.

A combinação de quatro a seis elementos distintos na fórmula contribuem para a remoção do excesso de gorduras em determinados locais. Assim, o conjunto de enzimas atua quebrando as moléculas do tecido adiposo.

A técnica é eficiente para reduzir depósitos de gordura menores localizados em locais como: região subcutânea logo abaixo da derme, abdômen, flancos nas costas, papada, culotes nos quadris, além de atuar na região entre as nádegas e parte posterior da coxa.

Por isso, a Lipo Enzimática é ideal para áreas adiposas mais difíceis de atingir, mesmo com exercícios físicos e dieta balanceada. Sendo assim, ela não é eficaz para o emagrecimento e sim para a manutenção de regiões determinadas.

Quando a Lipo Enzimática é indicada

O processo de aplicação de enzimas é indicado para reduzir pequenos depósitos de gordura. Dessa forma, a substância lipolítica consegue agir na área tratada de maneira consistente e com os resultados esperados.

Então, o tratamento é ideal para pessoas que desejam apenas remover uma parte adiposa em excesso em todo o corpo, desde o “queixo duplo” (papada) até áreas um pouco maiores, como os culotes.

As enzimas disponíveis em clínicas de estética sérias são produtos com alta qualidade e apresentam reconhecimento da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para uso estético no território nacional.

Como o procedimento não é cirúrgico, o cliente pode voltar para sua rotina normalmente. Esse fator é essencial para o cotidiano corrido da maior parte das pessoas em todo o mundo. Além disso, a rapidez da recuperação no tratamento também é um atrativo a mais para quem procura por estes serviços de estética.

Como é feita

A aplicação das enzimas é realizada de duas formas: intramuscular ou subcutânea. A primeira tem como objetivo a eliminação das gorduras de forma geral, sendo administrada na região dos glúteos. Já a segunda é aplicada diretamente na área em que se deseja a eliminação da camada adiposa.

As enzimas são medicamentos e por isso é preciso realizar uma análise médica antes da sessão. Neste pré-tratamento são avaliadas as condições e necessidades de cada cliente. Por isso, é fundamental fazer o processo com um (a) profissional especializado em biomedicina estética.

Sendo assim, são feitos testes apropriados com a combinação de três tipos de enzimas. Elas possuem um prazo equivalente a dois ou sete dias para agirem no metabolismo e provarem seu funcionamento. Apenas após esse procedimento a Lipo Enzimática é aplicada.

O conjunto enzimático pode variar de acordo com a clínica e com a necessidade de cada cliente. Os resultados podem ser mais efetivos de acordo com características como: idade, hábitos alimentares e rotina de exercícios físicos. Porém, os efeitos já são notados após a primeira sessão.

Como é uma sessão

Para as sessões, não é preciso qualquer preparo anterior. Confira o protocolo de uma sessão de Lipo Enzimática:

Ocorre a assepsia (higienização) do local a ser tratado com álcool 70%;
O profissional aplica as enzimas com uma agulha fina em certos pontos na área que será tratada;
A aplicação é rápida e dura em média de 3 a 5 minutos

O tratamento não é doloroso, porém pode haver um incômodo de acordo com a sensibilidade da pele de cada pessoa que recebe o tratamento.

Após o procedimento é possível que a região fique levemente dolorida e apresente edemas (inchaço), nódulos perceptíveis ao toque e vermelhidão. Porém, esses sinais são esperados e desaparecem de 15 a 30 dias.

Em casos de maior fragilidade da derme, pode surgir um hematoma arroxeado em determinados pontos das aplicações. Não há motivos para preocupação, pois a marca some dentro de 7 ou 10 dias.

Em geral, o protocolo segue um total de 5 sessões, ocorrendo uma vez a cada 15 dias. Caso haja necessidade de mais sessões, o (a) esteticista indicará para cada paciente em específico.

Em qual parte do corpo apresenta os melhores efeitos

Para realizar o melhor procedimento é preciso entender quais são as partes em que a aplicação de enzimas tem seu melhor efeito. Sendo assim, a Lipo Enzimática pode ser aplicada nas seguintes regiões:

– Abdômen (periumbilical, barriga)
– Culotes (quadril)
– Flancos (costas)
– Abaixo dos glúteos (entre o bumbum e área posterior da coxa)
– Papada (“queixo duplo”)

O tratamento pode ser realizado em outras áreas, porém as partes citadas são as que respondem melhor ao procedimento. Caso ainda tenha dúvidas, a melhor opção é consultar o (a) especialista em estética, assim receberá a informação precisa para o seu caso em especial.

Qual o resultado

Ainda que rápido, o resultado final da aplicação de enzimas lipolíticas não é imediato. O processo fica mais evidente conforme estiver perto da quinta sessão. Além disso, a Lipo Enzimática apresenta reações distintas em cada região.

Na papada, por exemplo, é possível notar a diminuição no volume. Com isso, o rosto ganha um contorno mais acentuado e uma definição melhor. Assim, a incômoda gordura acima do pescoço tem uma redução considerável.

Já para o corpo em geral, há uma redução de medidas que pode ser confirmada com a fita métrica, mas também é visível a olho nu. Assim, os (as) clientes notam que as roupas ficam mais folgadas.

Entretanto, é importante ressaltar que, por eliminar depósitos de gordura menores, a Lipo Enzimática não indica uma mudança no peso corporal visto na balança. Porém, o tratamento define as curvas e deixa uma aparência muito mais delineada.

Quais os cuidados

A Lipo Enzimática é contraindicada para Gestantes ou lactantes e pessoas com processos inflamatórios ou infecções. Após a cura, o cliente pode realizar o tratamento normalmente.

Além disso, são indicados alguns cuidados após o procedimento:

usar filtro solar FPS 30 por 3 vezes ao dia, caso haja hematomas;
as sessões de drenagem linfática são recomendadas 4 dias após a aplicação;
aliar o tratamento com alimentação saudável e atividades físicas;
evitar o uso de anti-inflamatórios no decorrer do procedimento.
Com o pós-tratamento feito da maneira indicada será possível observar a redução graduação do tecido adiposo. Então, se quiser ter um corpo mais delineado e livre das gorduras localizadas, a Lipo Enzimática é a melhor opção para o seu caso.

O que é?

A mesoterapia é uma técnica utilizada para tratar a queda de cabelo crônica a partir da aplicação diretamente no couro cabeludo de substâncias que estimulam o crescimento do cabelo. O procedimento deve ser realizado por um dermatologista especializado após a análise do couro cabeludo.
A quantidade de sessões depende da intensidade da queda, sendo recomendado o intervalo de uma semana a 15 dias entre as sessões. 

Realce dos contornos do rosto, redução de rugas e linhas de expressão e maior luminosidade e firmeza para a pele são algumas das indicações do Mesolift. O Mesolift ou Mesolifiting, também conhecido como mesoterapia no rosto, é um tratamento estético que hidrata a pele e promove a produção natural de colágeno, sendo considerado uma alternativa ao facelift, sem ser necessária a realização de cirurgia. 

Esta técnica consiste na aplicação de um cocktail de vitaminas através de várias microinjeções no rosto, conferindo luminosidade, frescura e beleza à pele. 

Para que serve ?

O tratamento estético de Mesolift estimula a renovação celular e a produção natural de colágeno pela pele, e as suas principais aplicações incluem: 

– Revitalização da pele cansada
– Hidratação da pele sem brilho
– Redução da flacidez
– Trata peles fragilizadas pelo fumo, sol, químicos, entre outros
– Atenua rugas e linhas de expressão

O Mesolift é indicado para todas as idades, e é um tratamento estético que pode ser realizado no rosto, mãos e pescoço. 

Como funciona?

Esta técnica consiste em administrar múltiplas microinjeções no rosto, nas quais são liberadas microgotas do cocktail utilizado debaixo da pele. A profundidade de cada injeção nunca ultrapassa 1 mm e as injeções são dadas com um espaçamento que varia entre 2 a 4 mm entre si. 
Geralmente, para que o tratamento seja eficaz é recomendada a realização de 1 tratamento a cada 15 dias durante 2 meses, depois 1 tratamento por mês durante 3 meses e por fim o tratamento deve ser ajustado de acordo com as necessidades da pele. 

Entre os métodos de tratamento para rejuvenescimento da pele está o Microagulhamento – Dermapen, procedimento estético que oferece a oportunidade de melhorar a aparência envelhecida por meio da redução de rugas, combate à flacidez facial, melhora da textura e aumento da luminosidade.

Esta técnica consiste em produzir furos minúsculos na pele com o objetivo de estimular os fibroblastos, células responsáveis pela produção de colágeno, para restaurar a pele que foi danificada.

O Microagulhamento – Dermapen é um sistema de rolamento que contém inúmeras microagulhas que geram centenas de microlesões na pele, ação que desencadeia mediadores químicos capazes de estimular os fibroblastos a produzir mais colágeno e elastina (proteínas que dão sustentação à pele).

O aumento na produção dessas substâncias gera a reestruturação da pele, que é beneficiada com a reorganização das fibras internas, o que leva à diminuição das rugas e das cicatrizes de acne, resultando em uma pele mais firme e com mais viço.

As principais indicações para o tratamento de Microagulhamento Dermapen são fotoenvelhecimento (resurfacing), alopécias (queda capilar) cicatrizes de acne, de queimadura e cirúrgicas, entre outras aplicações.

A técnica pode ser indicada, também, no tratamento de estrias, melasma, melhora da textura da pele (poros dilatados) e para auxiliar na deposição de substâncias terapêuticas nas camadas mais profundas da pele (drug delivery).

O que é?

É a evolução no tratamento do melasma resistente. Pesquisas demonstram que a Cisteamina uso tópico é muito mais potente e segura que a hidroquinona sendo indicada para pacientes com melasma resistente ou com desordens de hiperpigmentação causadas pelo sol ou pós-gestacional.

O que é?

O peeling de fenol light é tipo de peeling químico que tem boa penetração dos tecidos e por isso é o que, geralmente, consegue os resultados mais significantes para promover o rejuvenescimento da pele.

Para que serve?

É utilizado para amenizar a aparência de rugas profundas, manchas de acne e de sol.

Para quem é indicado

É indicado para quem busca um rejuvenescimento significativo ou tratar manchas em geral.

Número de sessões

O número de sessões de peeling de fenol light indicadas depende de caso para caso, variando, geralmente, de quatro a seis.

O que é ?

Skinbooster é um procedimento estético injetável simples que, por meio do ácido hialurônico, hidrata profundamente a pele e traz resultados muito superiores aos de dermocosméticos, já que atua nas camadas mais profundas da pele.

Para que serve?

O Skinbooster é indicado para homens e mulheres com todos os tipos de pele, das mais jovens às mais maduras, que desejam hidratar profundamente a pele e que buscam por rejuvenescimento. O procedimento trata rugas finas do rosto, melhora o aspecto das olheiras e das marcas de acne.

Benefícios 

Além de hidratar a pele de dentro para fora e de tratar os sinais da idade, o Skinbooster tem um efeito preventivo. Para alguns pode parecer exagero aplicá-lo em pessoas jovens, mas não é. Dentre os principais benefícios para o rosto e o corpo estão a melhora da elasticidade e firmeza da pele e o estímulo da produção de colágeno.

O que é?

O “Botox”  é um tratamento seguro e eficaz, indicado para o rejuvenescimento facial, do pescoço e do colo, além da hiperhidrose nas axilas e mãos.  O “Botox” é feito através de pequenas injeções de toxina botulínica. Ainda que utilizada em diversas áreas da medicina, a toxina botulínica tipo A é hoje sinônimo de tratamento cosmético, beleza e bem estar, sendo o procedimento estético mais realizado no mundo inteiro.

O “Botox” é usado, principalmente, para o relaxamento das linhas de expressão. A sua eficiência, versatilidade e simplicidade na técnica de aplicação tornaram a toxina botulínica o procedimento estético mais realizado no Brasil e no mundo!

Como é a aplicação da Toxina botulínica (Botox)

A aplicação de “Botox” é feita através de pequenas injeções nos locais a serem tratados.
Ao se fazer a aplicação no rosto ou em outras áreas, a toxina botulínica se liga a receptores neuromusculares, impedindo a transmissão dos impulsos que partem do neurônio em direção ao músculo. Assim, a sua contração não acontece, relaxando a musculatura.
Esse processo faz com que haja um relaxamento das linhas de expressão, ao relaxar esses músculos impedem as rugas dinâmicas, como quando franzimos a testa, ou nas rugas de “pés-de-galinha”, o que tem grande importância na melhora estética quando fazemos aplicação  no rosto, como para o tratamento das rugas.

O resultado da aplicação

Os resultados começam a aparecer no prazo de 3 a 5 dias, a partir do momento da aplicação do “Botox” . A partir desse prazo os resultados permanecerão estáveis pelo período de 3 a 6 meses, aproximadamente. As aplicações do  “Botox” devem ser periódicas. Podendo variar de acordo com a pele do paciente, a idade, a dose aplicada e o planejamento do médico.

O que é?

O tratamento para celulite com a subcisão é diferente dos demais pois realiza a marcação e descolamento dos septos fibrosos com a paciente em pé, facilitando a identificação das retrações na pele; e utiliza produtos bioestimuladores de colágeno para tratar a flacidez, que é uma das causas do problema.
Isso faz da subcisão um tratamento único, que atua em todas as causas da celulitea de maneira eficaz, no próprio consultório médico, sem internação, cirurgia, corte ou cicatriz.

A paciente pode retornar à rotina no mesmo dia, devendo apenas evitar exposição solar e exercícios físicos.

O que é?

As manchas são alterações na coloração da pele que podem aparecer em qualquer idade. Apresentam diferentes tonalidades e variam sua intensidade de acordo com a predisposição de cada pessoa. Para quem busca uma pele homogênea, bonita e saudável as manchas podem incomodar bastante.

Por mais que se saiba que o filtro solar é indispensável (tanto na praia como na cidade), pouca gente tem o cuidado de repassar o produto várias vezes ao dia, tal como recomendam os dermatologistas. Resultado: no final do verão, a pele, exposta ao sol sem proteção, está marcada e cheia de manchas. Os locais mais afetados são o rosto e as mãos.

Quais são os tipos de manchas

Melanoses ou manchas senis: O organismo vai perdendo a capacidade de filtrar as células defeituosas, e a pele perde parte da capacidade de se defender do sol. Além disso, a radiação se acumula nas células ao longo da vida, tornando a pele mais vulnerável às manchas.
Sardas: As efélides, conhecidas como sardas, manifestam-se na face de crianças ou jovens de pele, geralmente, muito clara após exposição em excesso ao sol.

Melasma: O melasma normalmente surge após a gravidez, uso de pílula ou exposição ao sol e acontece com nas regiões mais expostas da pele: nas maçãs do rosto, buço e testa.

Manchas de acne: Aparecem depois do processo inflamatório da acne. No início, elas se caracterizam como manchas vermelhas que podem se tornar amarronzadas com o tempo e a exposição solar.

Leucodermias ou acromias: São manchas brancas ocasionadas pela diminuição e ausência de melanina. Essas marcas são muito comuns em casos de albinismo, vitiligo e pitiríase versicolor (conhecida como pano branco).

Dermatite (seborreica, atópica, de contato): São manchas vermelhas, escamosas e que causam muita coceira. Elas podem surgir no corpo inteiro, dependendo do seu tipo.

Psoríase: São placas vermelhas com descamação na pele que podem surgir no joelho, cotovelo, unhas e em locais que sofrem muito atrito, como axila e virilha.

Rosácea: A rosácea é formada por manchas vermelhas no rosto — na região da bochecha, nariz, testa e queixo — e, geralmente, se manifesta em pessoas de pele mais clara, com tendência à oleosidade e sensibilidade.

Câncer de pele: São lesões cancerígenas na pele, que podem se desenvolver de várias formas, tamanhos e tonalidades, inclusive avermelhadas. São formadas manchas pequenas principalmente em áreas mais expostas ao sol e também podem ser caracterizadas com o aumento lento do tamanho e sangramentos ocasionais.

Manchas de gravidez: Durante a gravidez as mulheres estão mais suscetíveis às manchas, devido à variação hormonal e à predisposição genética.

Manchas do Sol: São manchas de cor castanha, em tons claros ou escuros e de tamanho variável. Geralmente aparecem a partir dos 40 anos. A causa principal é o foto envelhecimento da pele, que é o envelhecimento do tecido causado pela luz do sol.

O que pode causar as manchas

Alterações na produção de melanina (pigmento da pele)
Infecções (micoses, vírus)
Distúrbios hormonais (cloasmas)
Alterações vascular
Tumores
Exposição ao sol
Marcas de acne

Tratamentos para Manchas na Pele
Seja qual for o tipo de mancha, é sempre necessário consultar um médico para que ele possa diagnosticar com exatidão o seu tipo e, assim, recomendar o melhor tratamento para o caso.

Tratamento com Ácidos
O tratamento com ácido é bastante utilizado para clarear a pele, já que se mostra bastante eficaz até mesmo no combate das marcas mais resistentes. Um exemplo é o Ácido Retinoico, derivado da Vitamina A. Ele é indicado no tratamento dos sinais gerados através da falta de proteção solar, que incluem a hiperpigmentação, as manchas, as sardas e as linhas de expressão. O Ácido Kójico também é uma ótima opção para clarear as manchas graças ao seu efeito despigmentante e também não fotossensibilizante, podendo ser usado durante o dia, sempre aliado ao protetor solar.

Outro ácido com ação clareadora é o Ácido Tranexâmico, que tem o poder de evitar a produção de melanina, clareando assim algumas manchas da pele, como o melasma. Já o Ácido Glicólico é eficaz em promover a renovação celular e é muito utilizado no clareamento de manchas e na redução de lesões de acne, ajudando também a equilibrar a oleosidade da pele.

Peeling
Dentre os tratamentos disponíveis nas clínicas, o peeling é o mais indicado para as manchas na pele. Por meio de agentes químicos ou físicos, o peeling esfolia a pele envelhecida ou doente e possibilita a formação de uma nova camada de pele saudável e lisinha.

O peeling pode ser superficial, médio ou profundo: tudo vai depender do dano da sua pele. As variantes do processo são os agentes químicos e o número de sessões necessárias para eliminar as manchas.

Vitamina C
A Vitamina C é um ativo muito poderoso no clareamento de manchas na pele, sendo eficaz, inclusive, no combate às marcas mais escuras. Além de clarear a pele, a vitamina C também inibe a produção da tironase (enzima responsável por produzir a pigmentação) e ainda revela a luminosidade da cútis.

Você também pode aproveitar outros benefícios da vitamina C no seu tratamento com ácidos para clarear manchas. Ela previne o ressecamento da derme e os efeitos cumulativos dos raios UVA e UVB, potencializando o poder dos filtros solares e deixando sua pele ainda mais protegida. Veja produtos com vitamina C para pele.

Filtro Solar
Para prevenir manchas causadas pelo sol, indica-se o filtro solar. Ele também pode ser utilizado para evitar a progressão das manchas já existentes.